Ho hoooooo✨
No Nurse Talk de hoje venho falar de uma das muitas preocupações que os pais podem ter: o engasgamento de um bébé (idade inferior a 1 ano - lactente).
Os pais devem estar preparados para enfrentar qualquer tipo de situação, e para isso nada melhor do que estarem bem informados.
Em primeiro lugar, queria salientar que não devemos desesperar, e sim confiar na capacidade dos nossos filhos, mesmo que "pequenininhos", em reverter um quadro de engasgamento por conta própria ( chorar ou tossir são os meios que eles têm para fazer isso).
Imaginando que o bébé está a mamar e se engasga: avaliem rápido a situação: não consegue chorar ou tossir? * emite sons estranhos? * ou abre a boca sem emitir nenhum som? * a pele começa a ficar muito vermelha, azulada ou arroxeada? Pois é... as vias aéreas podem mesmo estar totalmente obstruídas e está na hora de o ajudarmos a voltar a respirar.
Baby engasgado, e agora ?
1 - Colocar o bébé de bruços sobre um dos braços;
2 - Suportar a cabeça do bébé com o polegar, 2º e 3º dedo ao nível do maxilar;
3 - As perninhas devem estar uma para cada lado do nosso braço;
4 - Inclinar o corpo do bébé, deixando a cabeça num plano inferior;
5 - Com palma da mão, administrar até 5 pancadas interescapulares (costais);
6 - Se o engasgamento for provocado pela ingestão de leite, por exemplo, este deverá sair pela boca e nariz do bébé.
Se mesmo assim não conseguirmos provocar a desobstrução da via aérea...
7 - Rodamos o bébé em bloco posicionando-o sobre a nossa coxa, ainda com a cabeça num plano inferior: administramos (com 2 dedos) até 5 compressões torácicas, similares às compressões cardíacas, mas mais secas e leves, num ritmo de 1 por segundo.
Repetir a sequência de pancadas interescapulares e compressões torácicas até resolução da obstrução ou inconsciência do bébé.
Vejam este post, apenas como ponto de partida e procurem saber mais...
Bisou,
S.
Sem comentários:
Enviar um comentário