03/02/2015

O meu parto!✨

Ho hoooooo✨


Lembro-me tão bem quando estava grávida de pesquisar sobre experiências de parto
Como será o meu parto?
Imaginava-o vezes sem conta! E a maioria das vezes imaginava-o de forma negativa...
Sim... eu sou "drama queen" (ahahah) !!
Talvez por ser profissional de saúde e por ter conhecimentos na área...tenha aumentado a minha ansiedade.

A minha vontade, confesso, era...
Cesariana programada...dor sempre controlada...e não deixar o inesperado acontecer!
Mas hoje, vejo como essa vontade era boba...
Foi...

parto normal

...e sou grata a Deus por tudo ter acontecido como aconteceu!


Foto: Tales of Light by Ricardo Silva


Local : Maternidade do Centro hospitalar de Vila Nova de Gaia |  Espinho
25 de Agosto de 2014
8h30

Quando se aproxima o termo da gravidez, as consultas de vigilância passam a ser semanalmente! Fomos à consulta das 39 semanas, eu e o marinho! 
Era um pouco seca: acordar super cedo, chegar cedo ao Hospital de Gaia, tentar ter as primeiras senhas com o objetivo de o tempo de espera ser o menor possível. Nesse dia, fui também cedo para a sala de enfermagem para as avaliações habituais: pressão arterial, peso, teste de Combur (urina)...e CTG! (aqui o acompanhante não pode ficar).
Após esta avaliação pela Equipa de enfermagem, aguardei novamente na sala de espera.
No gabinete médico (aqui o Rodrigo já podia me acompanhar), durante a avaliação física, a obstetra detectou que eu estava com ruptura precoce das membranas, o que implicou o meu internamento.

Yeahhhh fiquei tão feliz!!! 

Sala de Expectantes

9h30

Enquanto o Rodrigo foi a casa buscar as malas 2*, (para as consultas levava apenas a mala 1*, que hospital preconiza só para o dia do parto - sala de partos), eu fiquei num quarto de internamento chamado Sala de Expectantes.

*...noutro post posso disponibilizar a lista do hospital quer para a mala da mamã quer para a mala do bebé e dar a minha própria lista!
<3

Nesta Sala, ficam as mamãs em que a previsão para o trabalho de parto, é demorado.
...e o meu foi realmente demorado!
As 2 camas que vêem vazias na foto abaixo, foram ocupadas por várias mamãs. Entravam...seguiam para as salas de parto e eu ali ficava.
A dilatação não passava dos 3cm e nenhuma contracção.

O pior de tudo foi não poder ter acompanhantes. Até ir para a sala de partos, fiquei sozinha! E na minha opinião qualquer fase do trabalho de parto deveria ser humanizado, sendo que a presença de uma pessoa de referência faz toda a diferença.


18h

...ainda na Sala de Expectantes!

Como o trabalho de parto não evoluía, a obstetra deu indicação para dar início à indução...

...perfusão de occitocina = início de contracções (ai...ai...)!
Dão realmente um mau estado geral!
Quando a dor ficou insuportável, sugeriram a epidural. O senão foi que a dilatação do colo do útero não evoluia dos 3cm.
Mesmo assim, pelas 0h passei para a Sala de Partos para ser submetida à anestesia por epidural.

26 de Agosto de 2014

0h15

...a Epidural

...futuras mamãs, a epidural para mim foi o paraíso!
Ia cheia de medo! Mas as contracções já doíam imenso...
Sou enfermeira, mas no que toca a procedimentos realizados em mim (drama queen) ...sou super medrosa!
Eu nem acreditei!!!!
Não doeu NADA.
O único momento no qual senti uma ligeira sensação desconfortável (não foi dor!), foi a introdução do líquido anestésico. O que senti foi semelhante a pequeníssimos choques elétricos.

Finalmente consegui descansar.
(ia-me assustando com a braçadeira da pressão arterial, que esmagava o meu braço de x em x tempo.
Ah!! E foi estranho perder a sensibilidade dos membros inferiores!)

2h50

...altura de chamar o papá que estava em casa!

6 cm de dilatação!!
Estava super ansiosa para ter o Rodrigo por perto!
E foi o melhor companheiro em cada momento.
Ainda me viu vomitar, umas 2 ou 3 vezes (provavelmente efeito da anestesia e da intensidade das contrações que causava pressão no estômago), coitado.

Tive o privilegio de ter por perto a melhor enfermeira parteira: Chantal, nunca vou esquecer o seu nome!
Profissional de Saúde exemplar, com uma postura divertida, afável, assertiva...enfim...fui cercada de muito profissionalismo.

Realizar os "puxos"...foi muito exaustivo. Estava com cefaleias (dor de cabeça) desde as 10h do dia 25.8.2014, o que me atrapalhou um pouco nos momentos de fazer maior força.
Mas acho que me portei lindamente!

...a baby Bia estava mesmo quase a nascer...mas faltava um jeitinho no seu posicionamento!
Pela minha exautão, a Enfª. Chantal pediu colaboração à Dra. Carla Ferreira (obstetra que me acompanhou na gravidez).

Momento DOR: quando a médica fez pressão com os seus braços utilizando o peso do seu corpo, sobre a minha barriga, com o objectivo de ajudar a baby Bia a descer mais um pouco. Mas não foi suficiente.
Vez da ventosa actuar ... mas apenas por 30 segundinhos e finalmente pude ter nos braços a minha Bia gordinha.

Momento inesquecível !!


6h20
...welcome my sweet baby Bia

...na fase expulsiva tive a maior sensação de alívio que alguma vez tive!
a maior alegria...
a maior sensação de missão comprida...
e senti o maior amor quando vi pela primeira vez a minha bebé !


3,410 kg
48,5 cm
Apgar 10 (ao 1º e 5º minuto de vida)...perfeitinha!

Fizeram-me uma episiotomia e fui suturada intradermicamente. 
Significa que não precisei remover pontos externos.
Ficou tudo impecável.

Desculpem o tamanho do post...e poupei muitos detalhes...ahahah!
Queridas mamãs...eu sei que nem todos os partos são iguais e que existem uma variedade de experiências...
... o que eu posso dizer é que não sofram por antecipação, e aguardem por este momento único na vida de uma mulher com muito amor!
Good Luck!
<3


...love you my baby girl 



Baby Bia

<3


Fotos: Hibou Baby




Bisou,
S.

follow me ... www.facebook.com/hiboubaby


Sem comentários:

Enviar um comentário